Florianópolis sediou, no dia 15 de julho de 2022, a I Conferência da Maçonaria Regular Brasileira, evento que entrou para a história como um marco importante nas relações interpotências. Foi uma demonstração de que a Maçonaria está unida e pronta para dar respostas aos desafios que se apresentam à sociedade brasileira e à própria instituição, como uma das forças que sempre estiveram ao lado da liberdade e da consolidação da democracia, no Brasil e no mundo.

A conferência foi conduzida pelos dirigentes máximos das três organizações da Maçonaria Regular Brasileira: pela CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, o secretário geral, Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC – Grande Loja de Santa Catarina; pela COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, o presidente, Irmão, Vanderlei Geraldo de Assis, Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais e, pelo GOB- Grande Oriente do Brasil, o Grão-Mestre Geral Adjunto Irmão Ademir Cândido da Silva.

Grão-Mestres estaduais e representantes legais das três potências, de todos os estados do país, compareceram em peso para este encontro que tratou de assuntos de interesse comum entre as três vertentes maçônicas, compreendidos em três blocos temáticos, tais como:

  • Relações nacionais Inter potências ou de interesse comum.
  • Projetos em conjunto.
  • Ordens maçônicas, paramaçônicas, aliadas e associadas.

Seguindo essas linhas temáticas, Irmãos das três forças  apresentaram propostas para a elaboração de um material de instruções complementares, sem prejuízo do trabalho tradicional desenvolvido pelas Lojas; a palavra semestral comum; a desmistificação da Maçonaria para a sociedade; e, a formação de um grupo de trabalho, para eleger uma ação nacional comum, entre outros.

Para o Presidente da CMSB, Irmão Flávio Graff, “ essa conferência veio para ratificar os verdadeiros propósitos para nós fazermos uma Maçonaria madura, consciente, unida, para prospectarmos cenários de futuro alvissareiro para a Maçonaria brasileira e mundial”. Por sua vez, o presidente da COMAB, Irmão Vanderlei Geraldo de Assis, definiu esse encontro como “importante para resgatar a união  da Maçonaria brasileira, mostrar a nossa força, não só para o Brasil, mas para o exterior também”. Em nome do Grande Oriente do Brasil, o Irmão Ademir Cândido da Silva disse que “aos olhos do GOB, este encontro simboliza o que todo jurisdicionado da Maçonaria Regular do Brasil pretende. Isto é, ver uma Maçonaria unida, fortalecida e mostrar não só ao Brasil, mas ao mundo, para que serve a Maçonaria”.

Mais de 200 maçons das três vertentes da Maçonaria Regular Brasileira, de todos os estados do país, participaram do evento inédito neste século.

A conferência foi conduzida pelos dirigentes das três organizações da Maçonaria Regular Brasileira: pela CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, o secretário geral, Irmão Aldino Brasil, estava ao lado do presidente, Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC – Grande Loja de Santa Catarina; pela COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, o presidente, Irmão, Vanderlei Geraldo de Assis, Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, tendo ao seu lado, o secretário geral da COMAB, Irmão João Krainski Neto e, pelo GOB- Grande Oriente do Brasil, o Grão-Mestre Geral Adjunto Irmão Ademir Cândido da Silva.

 

Matéria: Ir∴ Waurides Brevilheri Jr  

Comunicação | COMAB