Grandes Orientes Estaduais Confederados

Discurso de Posse da Gestão 2019-2020

Data: 10/07/2019

Publicado pela Confederação Maçônica do Brasil - COMAB

Agradeço ao Grande Arquiteto do Universo, por nos dar saúde e a oportunidade de estarmos nesta noite histórica, que ficará indelevelmente registrada em minha mente e em meu coração. Agradecimento especial à minha família, Denise, Thiago e Elida, Lucas e Nayade, Pedro, Benicio e Giovana, pela compreensão de minhas ausências e pelo apoio imensurável para que eu cumprisse com meu dever maçônico com afinco e da melhor maneira possível. Agradeço também a Benemérita e Centenária Loja Acácia Cuiabana, aonde iniciei em nossos augustos mistérios, e por fim agradeço a todos os demais presentes nesta noite.

Gostaria neste momento de parabenizar o Soberano Irmão Tadeu Pedro Drago, e toda sua diretoria, pela excelente administração a frente da Confederação Maçônica do Brasil, que ora se finda.

Meus queridos irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, e demais convidados, hoje é um noite muito especial, notória e histórica, cuja felicidade muito me apraz e ultrapassa meu merecimento, por isso quero compartilhar com toda família maçônica do universo e em especial, a do Grande Oriente do Estado do Mato Grosso, da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, do Grande Oriente do Brasil – GOB e da Confederação Maçônica Interamericana – CIM, além de todos os convidados e convidadas aqui presentes.

A Confederação Maçônica do Brasil congrega em seu seio instituições maçônicas regulares, reconhecidas e respeitadas em todo o país e fora dele, como entidades que lutam pelo aperfeiçoamento do ser humano, postando-se ao lado daquelas que fazem da Maçonaria um porto da cultura, da paz e do progresso.

Em nosso plano de trabalho queremos priorizar:

1 – O fortalecimento da COMAB com uma maior integração entre os Grande Orientes a ela confederados;

2 – Aperfeiçoar a comunicação através dos sistemas de informação, mais atualizados e com maior gerenciamento e melhor acessibilidade;

3 – Apoio aos Grandes Orientes no processo de reconhecimento nacional e internacional;

4 – Desenvolver ações para o crescimento quantitativo e qualitativo de nossos Grandes Orientes;

5 – Desenvolver ações de interesse mútuo com as potências regulares do Brasil, CMSB e GOB;

6 – Atuar junto a sociedade através da Maçonaria Executiva.

Sabemos que esse plano de trabalho depende de esforços conjuntos e integrados entre os Grandes Orientes filiados, e também de nossas coirmãs CMSB e GOB.

A Maçonaria que tem como lema a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, nunca esqueceu que o objetivo maior é o crescimento do ser humano através do auto aperfeiçoamento e da lapidação de si mesmo, transformando o homem bruto que somos em um ser humano polido, e com isso produzir belas e boas transformações na sociedade.

O autoconhecimento nos leva a transformações virtuosas, vencendo nossas paixões, nossos desejos e fazendo progressos junto a sociedade tornando-a mais equilibrada, mais justa e menos desigual. Todos sabemos e devemos ter consciência de que a dedicação e o zelo que se consolida pelo recíproco estímulo na pratica da virtude, enobrece o homem, mas pode acabar se não houver perseverança. Sabemos que os grandes cientistas e pesquisadores progrediram e fizeram novas descobertas respondendo perguntas, até hoje é assim, os empresários, os empreendedores, os políticos e os maçons para crescerem tem que saber as respostas que a sociedade clama, com isso sempre serão bem avaliados. Gostaria de traze-los à reflexão sobre as seguintes indagações: De onde viemos? Para que estamos aqui? Para onde vamos?

Nós devemos ter desejos, desejo de sonhos realizados, desejo de esperança e amor renovados, desejo de família e amigos comprometidos com seus sonhos e projetos, isso nos acalenta, isso nos anima. Vamos desistir de ficar revivendo o passado e nos preocuparmos com o futuro, é no presente que as coisas acontecem, o passado é imutável, o futuro nos traz incertezas, e o presente está aqui agora, vamos vivê-lo na sua plenitude.

A partir de hoje a nossa meta é empregarmos todas as nossas energias para realização dos objetivos que juntos estabelecemos e traçamos para nossa instituição, dedicaremos à COMAB e a toda à Maçonaria Brasileira e Universal o melhor de nossa capacidade, e com toda energia que dispomos queremos uma Maçonaria unida, fraterna, em que as três vertentes regulares do Brasil possam sempre conviver harmonicamente.

Fraterno abraço em todos, que Deus, o Grande Arquiteto do Universo a todos nós ilumine, proteja e guarde!

Que assim seja!

Obrigado!