Grandes Orientes Estaduais Confederados

CARTA DE LONDRINA/PR - XXVI ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS MAÇÔNICAS

Data: 19/11/2019

Publicado pela Confederação Maçônica do Brasil - COMAB

CARTA DE LONDRINA - PR

XXVI ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS MAÇÔNICAS

LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE BRAZILEIRA DE ESTUDOS E PESQUISAS

Aos vigésimo quinto e sexto dias do mês de outubro de 2019, os Maçons, na busca do saber para o constante aperfeiçoamento pessoal e aprimoramento de seus conhecimentos maçônicos, reuniram-se na cidade de LONDRINA, Estado do Paraná, para a realização do XXVI Encontro de Estudos e Pesquisas Maçônicas, promovido pela Loja Maçônica Fraternidade Brazileira de Estudos e Pesquisas do oriente de Juiz de Fora/MG, mediante apoio do Grande Oriente do Paraná e da Editora Maçônica “A Trolha”, após ouvirem e debaterem sobre os temas : “ PROJETOS EXISTOSOS NO UNIVERSO MAÇONICO” e “EVASÃO MAÇONICA” proclamam aos maçons espalhados pelos quatro cantos do Brasil, a síntese de seus trabalhos como contribuição ao fortalecimento e engrandecimento da Maçonaria no Brasil.

Considerando os meritórios trabalhos desenvolvidos até então pelas Lojas em prol da melhoria da sociedade em geral em suas múltiplas carências e necessidades, cujo êxitos estão alicerçados no auxílio produzido pelo dever maçônico para a construção de uma sociedade mais justa, reconhece que sua continuidade causa real preocupação pois aproxima-se a passos largos o fantasma da evasão maçônica cujo fenômeno, que extrapola nossas fronteiras, afeta a todos independente de Potência, com alcance que coloca em risco a sobrevivência secular da Maçonaria se não forem adotadas urgentes medidas de contenção.

Para tanto recomendam:

Maior rigor pelas Lojas quanto aos métodos e critérios para indicação de profanos e, principalmente, da escolha de seus sindicantes, os quais devem receber o adequado treinamento para um melhor desempenho das suas funções.

Adoção, pelas Lojas, de um planejamento estratégico que norteie os objetivos da oficina em consonância com o perfil e anseio de seus membros.

Elaboração, conjugada pelas potências regulares, de uma ampla pesquisa de âmbito nacional que possa identificar, respeitando as condições regionais, a real situação do universo maçônico no Brasil em seus múltiplos aspectos, notadamente a evasão.

Que os valores representados em nossos princípios são imutáveis sendo a tradição a base de sua sustentação. Todavia, reconhece-se que as atuais condições do mundo moderno exigem adaptações e mudanças conceituais na gestão das Lojas para que estas possam colocar em pratica seus planos de ação, de modo a propiciar instruções para a transformação dos obreiros atuais em reais construtores sociais.

Que a perenidade da tradição Maçônica dar-se-á pelo entendimento e compreensão pelas Lojas e Potencias de que somente pelo estudo, pesquisa e instruções em consonância com a realidade social atual, será possível desenvolver o efetivo comprometimento de seus membros reduzindo assim a evasão.

 

Londrina/PR, 26 de outubro de 2019

Coordenador do Encontro: Miguel Ângelo Henriques Hauck

Relator: Antonio Campos Silva Junior