“ Em 1973, a Maçonaria no Brasil passou por um processo de declaração conjunto de desfiliação de dez Grandes Orientes Estaduais do Grande Oriente do Brasil. Esse fato é considerado, junto com o momento histórico de 1927, um dos maiores acontecimentos da História da Maçonaria no Brasil, dando origem ao chamado “Colégio de Presidentes da Maçonaria Brasileira. Iniciava-se uma nova jornada na Maçonaria brasileira e fixavam-se os alicerces para que outros Grandes Orientes Estaduais se orientassem pelos princípios federativos e constituíssem, primeiramente, um Colégio de Presidentes da Maçonaria Brasileira, que evoluiu para a Confederação Maçônica do Brasil”.  – COMAB [SOBRINHO, Octacílio Schüler Sobrinho: “Uma Luz na História: o sentido e a formação da COMAB”. Florianópolis: Ed. O PRUMO, 1998. p.299].

A 122ª Assembleia Ordinária da COMAB, foi o palco para uma homenagem aos primeiros grão-mestres que, entre os anos de 1973 a 1991, presidiram a instituição que deu origem à Confederação Maçônica do Brasil. São 18 ex-grão-mestres que escreveram seus nomes na história da Maçonaria do Brasil, de forma a construir um patrimônio que deve ser zelado e valorizado, como o grande legado que está na raiz de uma organização que trabalha com retidão, para fazer cumprir os princípios adotados na sua fundação. Foram confeccionadas placas para homenagear os ex-presidentes daquele período. ( fotos do momento da homenagem)

 

NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DA COMAB – AMCLA

Um dos pontos mais significativos da programação da 122ª Assembleia Geral Ordinária da COMAB, foi a reunião de posse da nova diretoria da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes da COMAB. A importância da AMCLA, para a vida da COMAB, está refletida na qualidade dos irmãos que a integram com a missão de preservar sua história e legar o conhecimento e o pensamento maçônico como colunas, para vivificar a produção intelectual e artística de nossos autores maçônicos. A nova diretoria ficou assim constituída:

  • PRESIDENTE: Almir de Araújo Oliveira, Grão-Mestre do GOPB
  • VICE- PRESIDENTE: Jorge Gouvêa Mello – GM de Honra do GORJ
  • PRIMEIRO SECRETÁRIO: Antônio Teixeira de Medeiros – GORN
  • SEGUNDO SECRETÁRIO: Antônio Julião da Silva– GOSC
  • DIRETOR DE CULTURAL: Ciclone de Andrade Cavalcante- GOIPE
Momento em que o Irmão Antonio Teixeira é homenageado pelo excelente trabalho como presidente da AMCLA -2024/2025

 

Irmão Jorge Gouvêa Melo,ex-Grão-Mestre do GORJ é empossado vie-presidente da AMCLA.

 

 

Grão-Mestre do GOMG,RODRIGO PIASSI DO NASCIMENTO recebe homenagens pelos ex-presidentes da COMAB.