A Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) é uma confederação de Obediências Maçônicas do Brasil. Reúne-se ordinariamente e anualmente, no mês de fevereiro, para tratar de assuntos de ordem interna, e de eleição para a sua Administração, que renova-se a cada ano, extraordinariamente tantas vezes quantas forem necessárias, assim como no mês de junho, para a posse da sua nova Administração. Sua sede institucional é localizada em Belo Horizonte-MG.

A COMAB foi fundada com o objetivo de agrupar e organizar os Grandes Orientes Independentes, que surgiram, principalmente, nas cisões ocorridas dentro dos Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil (GOB) no ano de 1973. Sendo considerada Maçonaria regular pois pratica todas as regras da maçonaria universal,

bem como integra demias confederações internacionais e regulares pelo mundo.

Possui grande representatividade em todo o território nacional, através dos Grandes Orientes Independentes de cada Estado do Brasil, para além de dar apoio na organização do grande contingente de maçons, ligados à estas Potências Maçônicas Estaduais, presente em 25 (vinte e cinco) estados Brasileiros, incluíndo o Distrito Federal.