No final de janeiro, Florianópolis (SC) foi a capital da Maçonaria brasileira e internacional ao sediar uma série de encontros de alto nível institucional. Atendendo ao convite do Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC), o Secretário-Geral da COMAB, Cassiano Lhopes Moreno, participou de sessões marcadas pelo diálogo qualificado e pelo fortalecimento dos laços entre as confederações que representam a Maçonaria Regular no país e nas Américas.

A programação teve como um de seus pontos altos as exposições dos Secretários-Gerais das confederações nacionais. O Irmão Armando Assumpção, Secretário-Geral da CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), proferiu uma palestra de grande relevância, abordando a atuação da CMSB e a importância da unidade nacional. Complementando o ciclo de reflexões, Cassiano Lhopes Moreno apresentou a visão contemporânea e o papel estratégico da COMAB no cenário atual.

A Sessão, realizada na Loja Especial do Mercosul sob o comando do Venerável Mestre Bruno Araujo, contou com a presença de líderes que simbolizam a união das três potências regulares no estado. Estiveram presentes o Sereníssimo Grão-Mestre do GOSC, Abelardo Camilo Bridi, acompanhado do Eminente Grão-Mestre Adjunto, Avelino Lombardi; o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC), Paulo Albuquerque; e o Grão-Mestre do GOB/SC,Nilson Manoel de Souza.

Presença Internacional e Histórica
O encontro também foi abrilhantado pela participação da CMI (Confederação Maçônica Interamericana), representada pelo seu Secretário-Executivo, Rubens Ricardo Franz. Além dos debates institucionais, os presentes puderam acompanhar uma sobre a História da Grande Loja do Panamá, reforçando o intercâmbio cultural e o aprofundamento histórico que a Maçonaria catarinense promove em seus Trabalhos de Verão.

A presença conjunta de COMAB, CMSB, GOB e CMI em solo catarinense reafirma que a Maçonaria Regular vive um momento de integração sem precedentes. Para o Secretário-Geral da COMAB, Cassiano Moreno, eventos como este consolidam a cooperação mútua e garantem que a Ordem siga unida e atuante em prol do progresso social e dos valores fraternos

Para a COMAB, a participação neste evento em Florianópolis ratifica o compromisso da confederação em trabalhar em harmonia com a CMSB e o GOB, sob a égide da CMI. “Eventos como este demonstram que, embora mantenhamos nossas identidades administrativas, somos uma única Maçonaria Regular, unida por propósitos comuns e pelo amor fraternal”, destacou a representação da COMAB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *