O Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC) realizou um evento marcante em comemoração aos seus 75 anos de fundação. A celebração foi conduzida com excelência pelo Sereníssimo Grão-Mestre Abelardo Bridi, com o apoio da diretoria e das cunhadas da potência, e reuniu autoridades maçônicas de todo o Brasil e do exterior.
A solenidade contou com a presença da diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), representada pelo presidente, SGM José Ozair Pinto Filho (GORN), pelo vice-presidente, SGM Josué Paulo Fernandes (GOEMT), pelo Secretário-Geral, SGMH Amilcar Silva Júnior, e pelo responsável pelas Relações Exteriores, SGMH Cristian Flores.
Também prestigiaram o evento os Grão-Mestres SGM Fernando Fernandes (GO Paulista), SGM Bento Duailibi (GOMS), SGM Rodrigo Piassi (GOMG), SGM Léo Abreu (GOBA), SGM Vladimir Martins (GO Paraná), SGMH Cassiano Moreno (GOBA), EGM Jailton Panissolo (GORJ), além do Ilustre Irmão Cássio Willrich, responsável pelas Relações Exteriores e Grão-Mestre Adjunto eleito do GORGS, e SGMH Rubens Franz (GOSC), ex-presidente da COMAB e atual Secretário-Executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI).
A celebração também contou com a presença do SGM Ademar de Freitas (GLEMS), presidente da Zona V da CMI; do SGM Paulo Albuquerque (GLSC); do EGME Nilson Sousa (GOB-SC); e do MRGM Jorge Bedani, da Grande Loja da Bolívia, além de diversas comitivas e autoridades maçônicas.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens aos ex-Grão-Mestres do GOSC, entre eles os SGMHs Miguel Christakis (fundador da COMAB e seu primeiro presidente, em 1980), Francisco Vady Nozar Melo (presidente em 1989), Getúlio Correa, Rubens Franz (presidente da COMAB em 2010), Alaor Tissot, João Paulo Svetinikas, Sérgio Walner e o EGMAH Sérgio Nerbas. Diversos irmãos da potência também foram condecorados por completarem mais de 50 anos de atividades maçônicas.
A COMAB parabeniza o GOSC pelo brilhante evento e pelo Jubileu de Diamante, destacando a importância histórica e simbólica da data para a Maçonaria brasileira.