Ontem, dia 03 de fevereiro de 2022, a convite da CMSB, anfitriã do histórico evento, reuniram-se em sua sede as três vertentes da Maçonaria Regular Brasileira, GOB, CMSB e COMAB, representadas por suas comitivas, respectivamente lideradas pelo Grão-Mestre Geral do GOB, Múcio Bonifácio; pelo Secretário-Geral da CMSB, Aldino Brasil, que presidiu e coordenou a reunião; e pelo Presidente da COMAB, Vanderlei Geraldo de Assis, Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais.

O evento contou ainda com a participação de outras autoridades maçônicas que compunham as três delegações presentes, a saber:

GOB: Lucas Galdeano, Secretário Geral de Relações Exteriores; Paulo Monteverde, seu Adjunto; Ruy Hallack, assessor do Grão-Mestre; e Reginaldo Albuquerque, Grão-Mestre do GODF – Grande Oriente do Distrito Federal; CMSB: Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC – Grande Loja de Santa Catarina; Eleusino Leão, Grão-Mestre da GLEMT – Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, ambos integrantes da comissão que trabalham para a realização dos assuntos em pauta; e Armando Assumpção, Grão-Mestre da GLMDF – Grande Loja Maçônica do Distrito Federal; e COMAB: Sérgio Wallner, Grão-Mestre do GOSC – Grande Oriente de Santa Catarina; e João Krainski Neto, Secretário-Geral da COMAB.

O encontro tinha um objetivo principal na pauta que acabou sendo ampliada para aproveitar a oportunidade de reunião e união da maçonaria regular brasileira. O objetivo principal do encontro foi o de apreciar e discutir o projeto de uma Conferência da Maçonaria Regular Brasileira, que poderá servir como fórum para os importantes debates acerca das relações interpotências e seus futuros projetos em conjunto. A proposta foi aprovada, estando sua primeira edição prevista para ocorrer já em julho deste ano. “Esta conferência será um importante marco para o crescimento e fortalecimento da maçonaria regular brasileira, nela poderemos discutir e alinhar assuntos de interesse comum e projetos importantes para a maçonaria” concordaram os Irmãos Múcio Bonifácio, Aldino Brasil e Vanderlei Assis. Na ocasião foi aprovado o logo ou emblema da Conferência (conforme figura) onde temos um triângulo equilátero (e equiângulo) mostrando a igualdade e a perfeição, contendo em cada uma de suas arestas a representação dos maçons das três vertentes da maçonaria no Brasil e em cada um dos seus vértices, unindo toda a maçonaria regular três grandes elos representando as Grandes Lojas (CMSB), os Grandes Orientes Estaduais (COMAB) e o GOB. As cores da bandeira do brasil e o esquadro sobreposto ao compasso com a letra “G” no centro completam a figura.

Ainda, decidiram pelo apoio à iniciativa de um documentário relativo aos 200 anos da Maçonaria brasileira e iniciaram uma discussão sobre o patrocínio em conjunto de um livro dedicado à história da filatelia maçônica, intitulado: “Maçonaria Universal através dos Selos Postais” de autoria do Ir. Renato Mauro Schramm.

As lideranças presentes aproveitaram a oportunidade para dialogarem sobre questões sensíveis de interesse comum, como as tristes consequências das ações de organizações ditas maçônicas que vendem a maçonaria como se fossem produtos comerciais e enganam muitas pessoas praticando um verdadeiro estelionato, bem como a percepção de um movimento crescente de fanáticos intolerantes à Maçonaria, pessoas que não conhecem a maçonaria, não sabem da importância dela para a sociedade e simplesmente a atacam como acontecia com muitas instituições na idade média.

Acredita-se que, após o movimento de 2018 e 2019, que formalizou a união da Maçonaria Regular Brasileira, por meio da assinatura de dezenas de tratados, este tenha sido o pontapé inicial para os próximos passos dessa caminhada que faremos juntos, fortalecendo os elos invisíveis que nos unem, construídos com base nos mais sublimes princípios da Maçonaria.