Os Grão-mestres da Confederação Maçônica do Brasil, reunidos em julho de 2022, em Florianópolis, aprovaram o novo estatuto da entidade numa demonstração do comprometimento com a missão fundadora e evolução para os novos tempos. 

A 118ª Assembleia Geral Ordinária da COMAB, realizada no dia 16 de julho de 2022, em Florianópolis, ficará marcada para a posterioridade como o encontro dos grão-mestres que abriu uma nova etapa na evolução da entidade. A COMAB nasceu, em 1973, como uma confederação  comprometida com a missão de “ avançar nas fronteiras da integração, produzindo e transmitindo ideias e ideais de modo a contribuir para o desenvolvimento da educação pátria, da difusão dos Postulados da Maçonaria Universal e do progresso da sociedade através da valorização do ser humano”.

Pode-se dizer que, no encontro de Florianópolis, a COMAB deu alguns passos adiante em sua trajetória como organismo vivo da Maçonaria Universal brasileira, respeitando os seu princípios de formação e procurando adaptar-se aos novos contornos da vida humana. Tendo a condução serena e assertiva do presidente, Irmão Vanderlei Geraldo de Assis, durante todo o dia de trabalho, foi cumprida uma pauta extensa de assuntos e decisões relevantes para o futuro da Confederação Maçônica do Brasil.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Ir. Vanderlei Geraldo de Assis, tendo como anfitrião, o Grande Oriente de Santa Catarina, representado pelo Sereníssimo Grão- Mestre, Irmão Sérgio Walner.

O tema revestido de maior complexidade e desafios foi a aprovação do novo estatuto da COMAB, com unanimidade pela plenária. O presidente Ir. Vanderlei abriu os trabalhos com uma mensagem chamando a atenção de todos para a necessidade de aperfeiçoar e atualizar os estatutos da entidade como uma exigência que o mundo contemporâneo está apresentando. Estava dado o tom da importância histórica do assunto que foi motivo da criação de uma comissão que foi coordenada pelo Ir. Rubens Franz, grão-mestre de honra do Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC), com o propósito de realizar estudos e encaminhar uma proposta final para a aprovação da assembleia.

Na sequência, o Ir. Franz coordenou a leitura das sugestões para o novo estatuto, conduzindo, ponto a ponto, as discussões e a votação. Ao final da manhã, o presidente colocou em votação o estatuto para a aprovação total, que ocorreu por unanimidade e com aplausos. O novo estatuto passará a vigorar a partir do dia 01 de janeiro de 2023.

Os trabalhos da Comissão que realizou estudos e apresentou o projeto para o novo estatuto foi coordenada pelo Ir. Rubens Franz, Grão-Mestre de Honra do GOSC.

Para o atual secretário geral da COMAB, Irmão João Krainski Neto, o novo estatuto aprovado pela assembleia é um acontecimento importante porque irá proporcionar mais agilidade para a gestão da entidade. “A partir de janeiro de 2023, a forma de gestão executiva passa a ser conduzida pela Secretaria Geral. A composição administrativa contará com os cargos de presidente, vice-presidente e secretário geral, que terá sob sua coordenação o tesoureiro e um encarregado de relações exteriores. Com isso, a secretaria geral terá mais autonomia para fazer o que precisa fazer”, declara o Ir. Krainski.

Matéria: Ir∴ Waurides Brevilheri Jr

Comunicação | COMAB