O Grão-Mestre do GOP, Cristian Adrian Flores Maldonado, assumiu o cargo de presidente da COMAB.

A noite de sexta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Paraná ficou marcada pela posse da nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (Comab) para o período 2023/2027. A sessão solene foi proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Soldado Adriano José (PP). O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Soldado Adriano José (PP).

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) pediu escusas pela impossibilidade de estar presente em razão de compromissos já assumidos no interior do Estado, mas saudou, em vídeo, os partícipes da sessão solene. “Minha reverência ao Grão-Mestre Cristian Adrian Flores Maldonado, que muito nos orgulha ao assumir a presidência da Confederação Maçônica do Brasil. Desejo absoluto sucesso nesta nobre tarefa de conduzir as irmandades maçônicas do nosso País”.

“Congratulações também a todas as personalidades que hoje recebem o meritório reconhecimento da maçonaria por relevantes serviços prestados à sociedade. Que todos aqui sigam imbuídos em cumprir a nossa grande missão de defender a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Que este encontro fortaleça a vontade e a esperança de termos uma sociedade cada vez mais justa e mais humana, construída sob as bases e compromissos da maçonaria de sempre promover o bem comum”, completou o deputado Romanelli.

O presidente da sessão solene, deputado Soldado Adriano José (PP), também parabenizou a nova diretoria que tomou posse durante o evento. “Parabenizo o Senhor Cristian Flores Maldonado por sua posse como líder da Maçonaria e elogio toda sua competência e compromisso com os valores que essa instituição representa”.

Concomitante a cerimônia de posse da nova diretoria da COMAB e por ocasião da efeméride de 120 anos do Grande Oriente do Paraná (GOP) foi lançado pelos Correios, o selo personalizado e o carimbo comemorativo. Embora os selos sempre comemorem alguma data ou algum marco histórico, vale destacar que há distinção entre as peças comemorativas e as personalizadas. No caso do Grande Oriente do Paraná, trata-se de selo personalizado. Os comemorativos são os selos dos Correios, constantes em programação anual.

Compuseram a mesa o presidente da sessão solene, deputado Adriano José (PP); o Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco e atual presidente da COMAB, Guilherme de Queiroz Ribeiro; o Grão-mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP) e novo presidente da COMAB, Cristian Adrian Flores Maldonado; o diretor do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e ex-governador Orlando Pessuti; o desembargador José Augusto Gomes Aniceto; o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e Grão-mestre da Grande Loja do Paraná (GLP) Marco Antônio Corrêa de Sá; o superintendente Estadual dos Correios no Paraná Marcos Paulo Paim; o vereador de Curitiba, Rodrigo Reis e o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação do município de Curitiba, Alexandre Jarschel de Oliveira.

O novo presidente da COMAB e Grão-Mestre do GOP agradeceu a proposição dos deputados Romanelli e Adriano José e disse que “hoje estão reunidas aqui autoridades maçônicas do mundo todo para a posse da COMAB que congrega 25 orientes que trabalham em conjunto em prol de uma sociedade melhor”.

Prestigiaram o evento os Grão-Mestres e autoridades maçônicas de todos os estados brasileiros das três vertentes regulares e reconhecidas da maçonaria brasileira: COMAB, Grande Oriente do Brasil (GOB) e Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). Autoridades da Confederação Maçônica Interamericana, instituição que congrega mais de 30 países; Grão-Mestres e autoridades maçônicas de Portugal, França, Estados Unidos da América, México, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru. Bem como autoridades das entidades paramaçônicas Filhas de Jó, Arco íris e Ordem DeMolay.

Concomitante a cerimônia de posse da nova diretoria da Comab e por ocasião da efeméride de 120 anos do Grande Oriente do Paraná (GOP) foi lançado pelos Correios, o selo personalizado e o carimbo comemorativo (Fotos: Eleozir silva/ALEP)


Confederação Maçônica do Brasil (COMAB)

É uma confederação de Obediências Maçônicas do Brasil com sede institucional em Belo Horizonte/MG. Fundada com o objetivo de agrupar e organizar os Grandes Orientes Independentes, que surgiram, principalmente, nas cisões ocorridas dentro dos Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil (GOB) no ano de 1973. Sendo considerada Maçonaria Regular pois pratica todas as regras da maçonaria universal, bem como integra demais confederações internacionais e regulares pelo mundo.

Possui grande representatividade em todo o território nacional, através dos Grandes Orientes Independentes de cada Estado do Brasil, além de dar apoio na organização do grande contingente de maçons, ligados à estas Potências Maçônicas Estaduais, presente em 25 (vinte e cinco) estados Brasileiros, incluindo o Distrito Federal.


O Grande Oriente do Paraná

O Grande Oriente do Paraná (GOP), fundado em 04 de setembro de 1902, conta com 178 Lojas e mais de 5.200 integrantes. Nacionalmente está filiado à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), entidade nacional que promove e coordena a ação maçônica das instituições a ela confederadas. A nível internacional, está filiado à Confederação Maçônica Interamericana (CMI), que congrega todas as organizações maçônicas reconhecidas como regulares das Américas, além de integrar a Conferência Mundial de Grandes Potencias da Maçonaria Regular. Descreve na sua missão “a formação humana e a filantropia na busca de uma sociedade mais justa e humana”.

O grão-mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP), senhor Cristian Adrian Flores Maldonado, tomou posse como presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) e completou sua equipe diretiva tendo como vice-presidente o grão-mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, senhor José Ozair Pinto Filho e como secretário-geral o grão-mestre de honra do Grande Oriente do Mato Grosso do Sul, senhor Amilcar da Silva Junior.


Grão-Mestre Cristian Adrian Flores Maldonado

Nascido em La Paz, Bolívia em 1970, mudou-se para Curitiba, Paraná – Brasil aos 13 anos de idade onde naturalizou-se e reside até o presente. Casado, pai de uma filha e um filho, é empresário na área de Consultoria, Gestão e Planejamento. Exerce o cargo de grão-mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP) período 2021-2024. Iniciado em 2002 na Loja Trajano Reis do Grande Oriente do Paraná, foi Venerável Mestre na mesma Oficina. Exerceu, também, o Cargo de Venerável Mestre na Loja Restauração dos Mistérios. Ainda no âmbito do Grande Oriente do Paraná, exerceu o cargo de Grão-Mestre Adjunto (2017/2020).

Notícia Reprodução: Folha do Litoralhttps://folhadolitoral.com.br/editorias/eventos/sessao-solene-comemorou-os-120-anos-do-grande-oriente-do-parana-e-deu-posse-para-nova-diretoria-da-confederacao-maconica-do-brasil/ 

Fotos: Eleozir silva/ALEP